Tecnologia

       Tecnologia sem fio usará luz para transmitir dados com altíssima velocidade.

 
A nova tecnologia chamado Li-Fi ainda está em desenvolvimento. O Li-Fi utilizará luz LEDs para transmitir dados e pode chegar a velocidade ainda mas rápido do que o atual Wi-Fi, transmitido roteadores.
 Li-Fi
 
Essa tecnologia pode chegar a velocidades de 3,5 Gbps, contra 54 Mbps alcançados pela maioria dos roteadores Wi-Fi no mercado
 
        Veja as Vantagens do Li-Fe
 
O Wi-Fi  utiliza ondas de rádio para transmitir os dados, cujo espectro é limitado. Já o Li-Fi com apenas LEDs simples, pode  cobrir todo o interior de uma casa.
 
Veja o exemplo com o vídeo abaixo onde mostra um sistema em funcionamento. Teste com velocidade que chega a 150 Mbps, no caso de uso de LEDs mais potentes ela alcançaria os 3,5 Gbps
 
 Outra vantagem do LiFi, além da velocidade, é a possibilidade de poder ser usado em áreas sensíveis a eletromagnetismo, como aeronaves ou usinas nucleares. O fato da luz não penetrar paredes também é outra vantagem em relação à segurança, mas é uma desvantagem em relação ao alcance. Porém, para contornar esse problema, o uso de transmissores pode ser uma boa opção.
Em 2011, várias empresas e indústrias formaram um consórcio, o Li-Fi Consortium, para fomentar o desenvolvimento e comercialização da tecnologia. Porém, os desenvolvedores afirmam que vai levar pelo menos 5 anos até que ela esteja disponível comercialmente.

A tecnologia tem enormes possibilidades, já que a luz visível é parte do espectro eletromagnético e é 10 mil vezes maior do que o espectro de radiofrequências, o que proporciona capacidade potencialmente ilimitada. Por outro lado, a tecnologia também traz limitações: qualquer objeto que bloqueie a luz irá interromper o sinal da Internet.
Tecnologia Li-Fi promete conectividade Wi-Fi usando lâmpadas (Foto: Reprodução/Techno Pyrate) (Foto: Tecnologia Li-Fi promete conectividade Wi-Fi usando lâmpadas (Foto: Reprodução/Techno Pyrate))
Outra questão é que o Li-Fi não será capaz de penetrar as paredes, como os sinais de rádio, o que pode ser tanto uma vantagem como uma desvantagem. Como ponto negativo, essa limitação impedirá que a Internet funcione em mais de um cômodo da casa. Por outro lado, isso também evitará que suas transmissões sejam interceptadas por pessoas não autorizadas que estejam em outro ambiente.
Uma das poucas apresentações do Li-Fi ocorreu em 2011, quando o professor da Universidade de Edinburgh Harald Haas demonstrou como uma lâmpada de LED equipada com tecnologia de processamento de sinal pode transmitir vídeo de alta definição para um computador. Esse mesmo pesquisador, criou o termo “light fidelity” ou Li-Fi e posteriormente montou uma empresa chamada PureVLC, para explorar o uso da tecnologia.

 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

JMix Video

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE